Como acompanhar as mudanças e tornar sua empresa mais digital
A maneira que as empresas, vendem seus produtos e divulgam suas marcas mudou nas últimas décadas.
A era digital alcança o país em alta velocidade e com a chegada das redes sociais, inteligência artificial, streaming, reconhecimento facial e outras tecnologias que estão sendo desenvolvidas de forma rápida e eficiente.
Acompanhar e fazer uso de todas essas tendências é o grande desafio em um mundo cada vez mais volátil e diverso, mesmo existindo os pontos positivos e negativos dessas mudanças.
Há alguns anos atrás a revista, jornal, outdoor, publicidade em TV e rádio eram os principais meios de propaganda, sendo necessário ter um investimento alto, que dificilmente atingia a todos os públicos e em todas as regiões, além do retorno do investimento ser incerto pela falta da capacidade de mensuração dos resultados efetivos. As oportunidades ainda eram baixas para negócios menores que investiam pouco em divulgação.
Hoje com a chegada das mídias digitais, o marketing digital foi democratizado! Desde os pequenos empresários até as grandes companhias, já utilizam desse meio para alavancar suas vendas e tornar uma marca mais conhecida no mercado.
Mas, muito se enganam quando pensam que as ferramentas digitais são simples de ser trabalhadas e que não há necessidade de algum investimento. Existem plataformas diferentes para cada tipo de público, negócio, segmento e muitos deles trabalham em conjunto, sendo necessário muito planejamento, excelente execução e criatividade para cativar a atenção do seu público.
A mensuração dos resultados é mais clara e a capilaridade do seu anúncio pode ser mais abrangente e certeira, por outro lado a concorrência também é muita grande e é aí que a criatividade entra em jogo, como se destacar perante a esse vendaval de concorrentes e players no mercado?
Um exemplo claro de um bom conjunto de ações é a implementação da presença digital para todo negócio B2C (Business to Consumer).
Atualmente, é claro que o Google virou aliado dos consumidores antes de efetuar uma compra ou uma visita no estabelecimento.
A necessidade de saber se o local ainda existe, de consultar o endereço e horário de atendimento é ligado diretamente a ter um site. Consequentemente, o site precisa ter uma boa indexação nas buscas, ou seja, tornar-se acessível nas primeiras páginas, e isso só é possível se criado da forma correta por um profissional experiente.
A rede social é outro grande aliado do consumo, além de tornar um espaço para conectar pessoas, elas relacionam consumidores e suas marcas de preferência, seja para conferir se há elogios e reclamações até mesmo para conferir novidades e compartilhar seus interesses.
E é nesse momento que são abordados por anúncios e divulgações de milhares de empresas conectadas com o objetivo de se destacar na multidão.
O Marketing Digital não para por aí, trabalhe um bom Inbound Marketing, capte leads com iscas digitais, construa conteúdos relevantes, leve as informações que os seus clientes querem receber, e o retorno chegará após ações bem desenvolvidas.
Essas são as dicas para a chave do sucesso!! Não seja apenas mais uma marca tentando impactar seu público, seja aquele que se destaque, que leve conteúdo de qualidade e que seja um aliado no momento de consumo.
Se o digital veio para mudar a forma como as pessoas consomem conteúdos, compram produtos e utilizam serviços, o que está esperando para ser uma marca mais digital? Não fique para trás nesse universo cheio de oportunidades e desafios.
