Busque um conteúdo

Cadastre-se para receber nossos conteúdos

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Obrigado por se cadastrar. Em breve receberá novidades em seu e-mail.

Nossas Redes Sociais

Esclareça suas dúvida sobre Registro de Marca

Preciso registrar minha marca?

Tive a ideia brilhante de abrir um negócio, providenciei a abertura da minha empresa, defini um nome, contratei uma empresa para fazer a criação da minha marca, e estou pronto para iniciar o meu negócio…

Mas… Será que não falta nada para iniciar seu empreendimento?
Você tem certeza, que não existem empresas no mesmo segmento que o seu, com o nome parecido com o que você escolheu?

SIM, estou seguro! Inclusive já registrei minha marca. Se você já registrou sua marca, ótimo! Vá em frente, abra seu negócio e leia também nosso Guia do Novo Negócio que lhe dará dicas dos primeiros passos de uma empresa.

NÃO, não tenho certeza, se existem nomes parecidos com o da minha empresa no mercado. Opaaa! Então espere aí, que ainda não chegou o momento de você iniciar seu negócio, confira abaixo O QUE É o registro de marca, QUANDO você deve registrar sua marca, COMO você pode registrar sua marca e PORQUE você deve registrar sua marca.


O QUE É O REGISTRO DE MARCA

Registrar sua marca significa, ter direito de uso exclusivo do nome e logotipo da sua marca, no segmento da atividade da empresa. Ou seja, o registro impede que outras empresas do mesmo segmento, tenha uma marca com o mesmo nome ou a mesma pronúncia que a sua.

O registro deve ser feito no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e após a aprovação, você terá a propriedade da marca por até 10 anos, após esse prazo o registro deverá ser renovado.

Existem três formas de registro de uma marca: Nominal, Figurativo e Misto:
– O registro Nominal é o de maior valia judicialmente. Ele garante a propriedade no nome fantasia da empresa;
– O registro Figurativo garante a propriedade do logotipo da empresa, ou seja qualquer outra empresa do mesmo segmento que a sua não poderá registrar símbolos e formas parecidas com o seu, independente do nome apresentado;
– O registro Misto garante a exclusividade do nome e o logotipo da sua empresa.


QUANDO VOCÊ DEVE REGISTRAR SUA MARCA

Você deverá registrar sua marca, assim que tiver um nome definido e que a abertura da empresa for finalizada, pois é necessário ter a Razão Social, CNPJ e CNAE para dar entrada no INPI. Lembre-se que o nome da Razão Social pode ser diferente do nome fantasia que será registrado.

O registro da marca não é obrigatório, mas se você aposta muito no seu negócio e quer garantir o futuro da sua marca, vale a pena investir no registro dela!

O período da entrada da marca no INPI até o deferimento do registro pode ser longo, poderá levar entre 18 a 24 meses (se correr tudo bem durante este processo).

Mas, não se assuste! Você pode iniciar os trabalhos, pois a análise do pedido de registro segue uma “ordem de chegada”, ou seja, assim que é dado a entrada no pedido de registro, você já guarda o seu lugar na fila e efetuando os pagamentos nos prazos corretos, garante o registro da marca.


COMO VOCÊ PODE REGISTRAR SUA MARCA

O registro pode ser feito diretamente por você no site do INPI, ou é possível contratar o serviço de uma empresa especializada, o qual garante maior entendimento do processo, esclarecimento de dúvidas e maior assertividade no processo final.

A Itigoo oferece o serviço para registrar sua marca, entre em contato para mais informações.

Antes do início do processo do registro da marca junto ao INPI é importante saber a probabilidade de êxito no registro, caso contrário o investimento financeiro pode ser desnecessário.

Se você ainda está pensando no nome da sua empresa e já possui diversas opções, vale a pena consultar o site do INPI para verificar se há algum registro dessa marca ou se há algum processo iniciado.

É possível também fazer uma Pesquisa Prévia Simples e a Pesquisa de Anterioridade (serviços disponíveis na Itigoo) para identificar a probabilidade de chances de aprovação.


PORQUE VOCÊ DEVE REGISTRAR SUA MARCA

Mesmo o registro não sendo obrigatório é importante ter propriedade sobre sua marca, principalmente se o negócio for promissor.

Imagina, quando sua empresa for a líder do mercado, conhecida em todo o território nacional e neste momento de ascensão, for necessário trocar o nome ou fechar as portas, porque outra empresa tem o direito do uso do mesmo nome que a sua?

O trabalho será muito maior e o prejuízo então, nem se fala… Afinal leva-se anos para marcas de sucesso serem Top of Mind (marca mais lembrada na mente dos consumidores).

Processos judiciais também podem ocorrer se você estiver utilizando uma marca que já foi registrada, mas a propriedade não é sua se não a registrou.


Agora que você já entende melhor sobre o assunto, tome a decisão correta para o seu negócio.

Se você ainda tem dúvidas, deixe seu comentário aqui embaixo ou entre em contato com a Itigoo, será um prazer tomar um cafézinho, discutir sobre o seu negócio e como podemos ajudá-lo a tirar o seu sonho do papel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *