Busque um conteúdo

Cadastre-se para receber nossos conteúdos

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Obrigado por se cadastrar. Em breve receberá novidades em seu e-mail.

Nossas Redes Sociais

Conheça os tipos de arquivos e mídias

Versões de logotipo

Quando e como usar cada tipo de arquivo?

Ao contratar a criação do logotipo da sua empresa, provavelmente você receberá diversos tipos de arquivos do logotipo aprovado. Mas, você sabe onde usar corretamente cada arquivo? Hoje vamos te explicar em detalhes cada tipo e como usá-los de forma correta.

Junto com a criação do logotipo, o ideal é contratar também a criação do Manual da Marca ou Guia de Identidade visual, certamente algumas informações serão esclarecidas no material, como por exemplo, quais são as versões que poderão ser utilizadas, em cada ocasião.

Há no mínimo 3 versões que você poderia receber seu logotipo:

Versão Positiva
É a versão oficial do logotipo e mais utilizada na cor original.

Versão Negativa Branca
É uma versão em cor única (branco), para ser utilizada em fundos escuros, ou quando há a necessidade de se aplicar apenas uma cor devido ao tipo de impressão ou custo do material.

Versão Negativa Preta
É outra versão, em cor única (preto) para ser utilizada em fundos claros, ou quando há a necessidade de se aplicar apenas uma cor devido ao tipo de impressão ou custo do material.

Além das 3 versões acima, todas elas poderão ser salvas em 2 tipos de sistemas de cores:

CMYK
Todo arquivo salvado com o sistema CMYK, significa que está pronto para ser utilizado em materiais impressos, como catálogos, folhetos, etc.

RGB
Já os arquivos salvos no sistema RGB, poderão ser utilizados apenas nos meios digitais, como sites, redes sociais, catálogos digitais, etc.

Para todos as versões mencionadas acima é possível receber os arquivos em EPS, JPG e PNG, que são os mais comuns. Mas, é interessante conhecer outros tipos de extensões de arquivos, caso se depare com algum deles:

EPS
O EPS é uma extensão vetorial, ou seja, nesse formato o arquivo pode ser aumentado ou reduzido sem perder a qualidade e ser salvo tanto em CMYK quanto em RGB. É o arquivo ideal para trabalhar com a criação de materiais gráficos. Mas, pode ser visualizado apenas em softwares gráficos como Photoshop, Illustrator, InDesign, Corel Draw, etc.

JPG
O JPG é o arquivo mais utilizado para salvar fotos e imagens com diversas cores, tanto no ambiente digital quanto para impressão. Esse tipo de arquivo pode ser aberto em praticamente todos os softwares e visualizadores de imagens e também podem ser salvos nas versões CMYK e RGB.

PNG
O arquivo em PNG, é o formato ideal para ser usado apenas de forma digital, pois a qualidade da imagem é reduzida ao salvar nesse tipo de arquivo e é possível utilizar apenas no sistema de cores RGB. Sua maior vantagem é utilizá-lo sem fundo. Ótimo para criar apresentações em Power Point e sobrepor por cima de outros objetos.

GIF
Arquivo muito utilizado nos meios digitais para arquivos animados, porém a resolução da imagem é limitada, no uso de fotos a qualidade da resolução pode ser comprometida, portanto procure usar formas e cores únicas. É possível salvar apenas no formato RGB.

SVG
Arquivo SVG é utilizado principalmente em sites e meios online, de forma a usar arquivos em vetor (como logotipo e ícones) sem perder a qualidade e com o peso bem inferior que arquivos JPG e PNG.

PDF
Arquivo muito utilizado para documentos em formatos maiores e com diversas páginas, é possível salvar em CMYK e RGB, e usá-los nos meios digitais e impressos. Essa é a melhor versão de arquivo para impressão de materiais.

Agora que você já conhece todos os tipos de arquivos, garanta que o profissional que irá criar seu logotipo, entregue todas as versões necessárias para garantir, que sua marca seja aplicada da forma correta em todos os seus materiais.

2 Replies to “Versões de logotipo”

  1. Avatar Rodrigo Bello disse:

    Olá. Acrescentando mais uma extensão em WEB, indicaria o SVG. Um arquivo SVG é um arquivo gráfico que usa um formato padrão para exibir vetoriais na Web. Desta maneira é possível usar para logos e ícones sem perder qualidade e ainda por cima é bem leve o arquivo e pode ser editado em ADOBE XD e Illustrator.

    Abraços

    • May Ono May Ono disse:

      Olá Rodrigo, obrigado pelo comentário e sugestão, com certeza atualizaremos o conteúdo acrescentando essa extensão conforme sua sugestão ; ).

      Obrigada
      Um abraço,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *